segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Arqueologia


O que é Arqueologia?

Arqueologia é um ramo das Ciências Humanas que possibilita ao pesquisador conhecer, estudar e reconstituir o modo de vida (costumes) das sociedades antigas. A disciplina que tem como objetivo estudar a chamada cultura material (vestígios, artefatos e fragmentos) de sociedades que possuem ou não a escrita. A palavra Arqueologia vem do grego "Archaios" que significa Antigo/Arcaico/Passado e "Logos" que significa Ciência/Razão/Estudo, portanto Arqueologia é a ciência que estuda o antigo (coisas antigas). O arqueólogo é o profissional responsável pelas pesquisas e pelos levantamentos feitos através dos fragmentos encontrados: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, ossos, restos de habitações, etc. Tais achados são importantes para obter informações sobre povos e culturas antigas, reconstruindo vários aspectos socioculturais e ambientais da vida dessas populações. As informações coletadas e os dados analisados servirão de base para um resgate investigativo de uma parte importante da história das sociedades do passado. O trabalhado de investigação e análise do passado é minusioso e depende da colaboração de profissionais de outras áreas das Ciências Humanas: História, Geografia, Geologia, Paleontologia etc.

Sítio Arqueológico: Um sítio arqueológico é definido como um local ou locais delimitados ou não, onde é evidenciado a presença de atividades humanas do passado; onde torna-se possível recolher e analisar fragmentos, vestígios ou artefatos deixados pelas antigas sociedades. Um sítio arqueológico pode ser constituído por um conjunto de ruínas de vilas e cidades antigas, aldeias, necrópoles etc. Existem três tipos de sítios arqueológicos mais comuns: Sítios Cerâmicos/Líticos (Lito-Cerâmicos), Sítios de Arte Rupestre, Sítios de Sambaquis e Sítios Históricos

Para saber mais sobre Arqueologia, Paleontologia e Geologia, visite:






Por HCA ®™

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Olá guria, adorei o post, pude ficar sabendo mais sobre essa maravilhosa ciencia chamada Arquelogia, eu me amarro nessas paradas, mas não faço nada profissionalmente com relação a isso mas apenas em forma de curiosidade.
É isso ai, o blog ta muito maneiro, ficou show de bola, beijo.

Saudações do Gremista Fanático

AnjaDarks disse...

Olá Angel!

Bom a História sempre me fascinou, e essa parte, a Arqueologia é realmente fantástica. Parabéns, como sempre bela postagem.

Beijão e até mais! Saudades...

Anja.