domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Que é História?

Como toda ciência humana a História trata de acontecimentos e ações realizadas pelo homem. Ela é uma ciência investigativa que representa da melhor maneira possível o passado. Podemos então afirmar que a História é uma representação do passado, assim como uma fotografia, um desenho ou um mapa ela tenta aproximar-se do real; da verdade. Ao desenharmos uma casa sabemos que o desenho não é o real, mas sim uma representação daquilo que pensamos ser uma casa, do que entendemos ou idealizamos como casa. Portanto a História não é o passado em si, mas sim uma busca para torná-lo compreensível. E se representar significa "tornar algo ou alguém presente", fica claro que em História existe uma diversidade de representações. Voltemos ao exemplo do desenho da casa; o desenho pode ser feito de várias maneiras, usando muitos materiais, instrumentos, dimensões, cores, formas e detalhes. Do mesmo modo, a História nos permite inúmeras possibilidades e tais possibilidades estão sempre ligadas ao homem, sua época, sua consciência política, social, seus ideais, suas paixões e em muitos casos, seus interesses. Por isso, podemos afirmar que "em História não há uma verdade absoluta; ideias e opiniões mudam ao longo do tempo". A definição do que vem a ser História é bem mais complexa do que essa minha tentativa de explicá-la até porque a História ocupa-se da temporalidade e das ações humanas ao longo do tempo.

Por HCA®™

Um comentário:

Mr. Zahta disse...

Adoro história. Na escola, era minha matéria favorita, e até hoje, quando encontro algum filme, documentário, livro ou blog interessante sobre o tema, logo fico com vontade de explorar o assunto.

Outra coisa que aprendi por gostar de história é enxergar tudo como um grande acontecimento, e não fatos isolados que não se influenciam.