quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BC - Professores do Brasil


Fico muito feliz em participar desta Blogagem Coletiva do Ponderantes e usarei aqui um trabalho pedido pela coordenação pedagógica da escola em que leciono para contribuir com esta iniciativa e para homenagear todos os professores do Brasil, em especial aqueles que fizeram parte da minha longa caminhada do saber. Primeiramente ao meu pai e a minha mãe por me educarem e me apoiarem e depois aos professores que me mais me marcaram positivamente: Leila, Emília, Terezinha, Dercy no Ensino Fundamental; Roseli, Delfina e Adelina já no Ensino Médio; e Maria Laura, Marli, Rosa e Lilían na faculdade. Sem me esquecer aqui da parte esportiva de minha vida e dos professores Domingos, Jânio e Claudemir. Aproveito também para conceder esta pequena homenagem aos alunos, pois sem eles não poderíamos transmitir aquilo que um dia, lá atrás, nos foi transmitido.

O trabalho proposto era ler o texto: "Acorda, educador", que vocês podem conferir no site: Construir Notícias e criar um texto respondendo a questão abaixo:


“Como podemos ser Cristo e Buda em nosso contexto pedagógico?"

Dificilmente seremos como Cristo e Buda, mas creio que o educador não recebe o título de mestre à toa, pelo contrário, temos uma bela missão e jovens discípulos para transmitir o conhecimento e para apresentar o mundo. Para tal, entretanto, é necessário ter determinação, muita paciência e boa percepção, pois em nosso meio faz-se necessário conhecer cada um, em sua essência se possível e por sua vez isso só é possível quando há um diálogo aberto, amistoso que transmita segurança aos interessados. O aprendizado é uma tarefa árdua, que exige concentração e um sacrifício diário de todos os envolvidos. Ao mestre cabe a função de orientar, transmitir e fazer com que seus discípulos estejam prontos para percorrer sozinhos a infinita estrada do saber. Aprendi ouvindo, lendo, imaginando, exercitando e cultivando em meu EU um desejo pelo conhecimento, pela cultura, pelo saber; desejo este que era apenas uma semente plantada em minha infância, antes mesmo de conhecer uma escola e que com o passar do tempo e a vida escolar só veio a crescer e fortalecer. Minha experiência como ouvinte, como aprendiz ou como discípula foi e ainda é tão intensa, tão especial e emocionante que meu desejo é de que eu possa plantar sementes assim em nossos jovens discípulos e que tais sementes sejam fortes e deem frutos no futuros. Focar o centro significa atingir positivamente nossos jovens alunos, estimulando seu aprendizado, transformando cada aula em uma nova e emocionante descoberta, ou seja, é preciso alimentar, cultivar a semente que hoje já existe dentro de cada um, e isso só é possível se todos praticarmos; fazendo do hábito de ensinar/estudar, um momento de relaxamento, questionamento, reflexão e acima de tudo de conhecimento do micro e do macro universo; de seu EU e de tudo que o cerca.

Feliz Dia dos Professores aos professores do Brasil !!!


Composição por mim escrita para a reunião pedagógica - CrazyAnge£

6 comentários:

Max Coutinho disse...

Oi Angel,

Que participação maravilhosa!! De facto quando se tem bons professores devemos estar gratos por eles - pois são raros.

Eu sempre tive bons professores, mas tenho consciência de que há maus leccionadores por esse mundo a fora (professores que não se importam com os alunos, com as suas necessidades intelectuais, com as suas dificuldades; com a personalidade do aluno etc).

Mas feliz dia dos Professores a todos aqueles que realmente amam a profissão e se dedicam de corpo e alma ao progresso intelectual dos seus pupilos!

Beijos

Vanessa Anacleto disse...

Max, seu texto me lembrou o livro Pais brilhantes , professores fascinantes do Augusto Cury. Muito obrigada pela visita e parabéns pelo post.

Abraço

Vanessa Anacleto disse...

Angel, mil perdões . Isso que dá fazer mil coisas ao mesmo tempo com 5 janelas abertas e querer acertar...

Desculpe-me

Cris Marino disse...

Menina!
Que postagem hein! É de pessoas como você que precisamos em nossas escolas.
Parabéns pelo excelente trabalho que tem na sua escola. E pela lindeza da sua alma em sempre que possível falar dos seus pais com tanto carinho aqui.
Grande beijo

Anônimo disse...

Tá na hora de sintetizar: Somos gente que faz, pronto! kkkkkkk

E não é? O retorno disso tudo, mesmo as coisas que ainda almejamos, vale muito acreditar.

Seu texto traz muito do que sentimos e vivenciamos também. A palavra Desafio vem anexada nele...rss

Parabéns pelo dia!!!

AnjaDarks disse...

Olá my Angel! Bela postagem!!! Eu tive professores maravilhosos, que sempre estarão presentes em minha mente. A dedicação, o amor que muitos tem por ser um Mestre, por ensinar, faz com que eu admire cada vez mais.

"Ensinar é um dom, ser professor é uma escolha de vida".

Parabéns

Beijão, abraços e até

Anja