sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ilusão de Ótica


Ilusão de Ótica (óptica) são aquelas imagens que "enganam" ou seja, iludem nossos olhos, fazendo-nos ver algo que não está presente ou fazendo-nos ver algo de forma errônea. Esse erro na visualização de um objeto ou imagem pode ocorrer por causa de vários fatores: biológicos, pscicológicos, sociais, mentais e até espirituais. Isso causa a falsa impressão de algo que observamos brevemente, algo diferente do que realmente está sendo mostrado. Existem quatro tipos de ilusão de ótica:

Ambíguas: Contém mais de uma cena na mesma imagem - embora a imagem em sua retina permaneça constante, você nunca vê uma mistura estranha das duas percepções sempre é uma ou a outra;

Escondidas: São imagens que a primeira vista não apresentam nenhum significado, mas depois de observar você irá se surpreender;

Impossíveis: Sensacionais; imagens que inexplicavelmente parecem normais, mais se repararmos bem, são impossíveis;

Pós-efeito: Imagens que depois de visualizadas com atenção revelam novas cenas.



Nem tudo é o que parece ser ! E então, o que você vê ?

Fonte: Ilusões

2 comentários:

Max Coutinho disse...

Oi Angel,

Já havia analisado estas imagens há um tempo atrás...são óptimas para ensinar que aquilo que parece pode não ser.

Mas vamos lá ver o que vejo ;)...

Imagem I: à primeira parece um idoso com barba e bigode, calvo com a mão ao peito. Mas depois vejo um arco, debaixo dele um idoso com a sua bengala, uma senhora com o seu filho ao colo, o pôr do sol, o vento que levanta uma poeira; um pássaro que mira os céus, a calçada (onde dorme um cão...ou será que está morto...Hmmm).

Imagem II: à primeira parecem dois anciãos manifestando o seu afecto um pelo outro (um momento de cumplicidade e amor). Mas depois apercebo-me de um homem que toca para uma mulher (saída por detrás da cortina) que carrega algo na cabeça (e que bebe, visto ter a garrafa aos seus pés); e no fundo, vejo uma senhora ao pé de uma porta...de novo, vejo o pôr de sol.

Foi bom olhar para estas imagens de novo, querida :D!

Beijos

Unknown disse...

Muito bom post e interessante, Gosto muito desse tipo de arte. Esses estão bem nitidas as diferenças e ao mesmo tempo nos confudem as imagens. Bem, vejo também o mesmo que o colega acima.
Abraços.