quarta-feira, 29 de abril de 2009

BC - O Filme de Minha Vida: The Goonies

"Conte tudo !!! Tudo !!!

Tá bom! Eu falo! Na terceira série, eu colei na prova de história. Na quarta-série, eu roubei a peruca do meu tio e colei na cara pra fazer o papel de Moisés na peça da escola. Na quinta série, empurrei minha irmã da escada e culpei o cachorro... Quando minha mãe me mandou para o acampamento para gordinhos, na hora do almoço eu cuspi tudo e fui mandado embora... mas a pior coisa que já fiz foi quando misturei vomito falso em casa, levei escondido ao cinema, subi nos camarotes e fiz um barulho tipo: - bleaarrrrgh, bleaaarrrgh e joguei lá embaixo sobre as pessoas na platéia. Foi horrível, todas as pessoas enjoaram e começaram a vomitar umas em cima das outras... Eu nunca me senti tão mal em toda minha vida!!!"
"Estou começando a gostar desse garoto!" - Diálogo entre os irmãos Fratelli e o Gordo (The Goonies)

Eu sou uma Goonie !

Esse filme com certeza deve ter marcado a infância de muita gente, e pode acreditar, não é sem méritos que até hoje muitas pessoas com quem converso tem saudades dos Goonies. Acredito que seja muito difícil citar um único filme para receber o título de "filme de minha vida", pois nossas vidas são marcadas por fases e por sua vez tais fases nos trazem lembranças de algo muito marcante que nos emocionou, que nos faz pensar, que nos ensina e nos faz crescer, algo que faz com que tenhamos uma identidade com uma época enfim, algo que nos ajudou a construir nossa personalidade, mas assim que soube da blogagem pensei em minha infância e não tem como não falar de um filme tão especial para mim. Sinceramente confesso que muitas vezes sonhei com aventuras como a dos nossos amigos do filme. Quem nunca sonhou ? Lembro-me muito bem quando vi o filme pela primeira vez (nem sei quantas vezes vi, mas foram muitas !) Não tem como explicar, mas a gente acaba vivendo, curtindo cada segundo do filme como se fosse real. Como se fosse uma vontade do inconsciente viver uma aventura assim. O filme é um misto de fantasia e aventura que cativou muitas crianças. Ah, e eu sei que tem muito marmanjo que tem saudades deste clássico ainda curte essa aventura ! Confesso aqui que até hoje quando assisto acabo me emocionando com a cena final em que a turma está reunida nas pedras observando o velho navio de Willie Caolho partir livre rumo ao crepúsculo assim como o descrito por Mikey ao contar aos amigos sobre o famoso pirata. Esta é uma das minhas cenas favoritas deste belo clássico dos anos 80!

O filme faz parte de uma das melhores safras do brilhante Steven Spielberg que como poucos sabe mexer com imaginação do público, principalmente de crianças e adolescentes. Na mesma época o cineasta estava envolvido em “Indiana Jones e o Templo da Perdição’, “De volta para o Futuro”, “Gremmlins” e “O enigma da Pirâmide”. Em Os Goonies, Spielberg não só participou como produtor executivo, mas foi o criador da história que fez dos Goonies um filme maravilhoso e tão marcante. Todos conhecem a história: A família de Mikey Walsh tem que abandonar seu lar e partir de mudança para outro lugar, separando assim Mikey de seus melhores amigos, os Goonies. No entanto, um dia antes da forçada mudança, as crianças encontram um antigo mapa do tesouro, sem pensar em outra solução para seus problemas Mikey e seus amigos partem em busca do tesouro perdido do famoso pirata Willie Caolho. A aventura começa aí...

Com o roteiro de Cris Columbus que também dirigiu outros sucessos infantis como "Uma Babá Quase Perfeita", "Esqueceram de Mim", e é claro, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", e a direção de Richard Donner o filme tinha tudo para dar certo. Foi o que aconteceu ! A escolha de Richard Donner, de "A Profecia" e " Superman " e, mais tarde, "Máquina Mortífera" e "Radio Flyer" para a direção mostrou-se perfeita. Com talento para tantos sucessos de bilheteria e ainda assim, inteligência para tratar de um mundo mágico, Donner fez de Goonies um filme de aventura infantil de primeira linha. Diferente dos filmes de adolescente da época, Goonies não é adulto como “Conta Comigo” (Stand By Me - 1986), nem escrachado como as séries “Porky's” ou “A Vingança dos Nerds”. O filme mostra crianças se envolvendo numa aventura de fantasia sem perder seu jeito infantil ou seus medos e dúvidas. Este clássico é perfeito e se insere no inconsciente coletivo para buscar na essência das crianças a sede por aventuras; mexendo com acontecimentos comuns à toda infância: sonhos, caçadas ao tesouro, riscos desnecessários e acima de tudo, amor e fidelidade aos amigos. Goonies é um filme supostamente infantil, mas capaz de mexer com o inconsciente coletivo e garantir horas de emoção para todas as idades. Os Gonnies é realmente um dos melhores filmes de aventura de todos os tempos. Para quem gostou e tem saudades do bons tempos, a dica é essa: Os Goonies, o filme de minha vida.


Trailer - The Goonies

Trilha Sonora

Se você também é um Goonie e quer matar a saudades segue alguns links:

The Goonies

The Goonies Vacation


Resenha por mim escrita em 2002 para a revista virtual Vetado! baseada em informações do site Omelete.
Resenha modificada para a participação da Blogagem Coletiva: O Filme de Minha Vida proposta pelo blog: Fio de Ariade

9 comentários:

AnjaDarks disse...

Olá! Muito bom esse filme! Clássico! Me lembro, muito bem quando eu assisti, e realmente foi uma época que me marcou muito também. Uma bela fase essa! O filme é como você citou, um mundo mágico e com muitas aventuras. Adorei!!!

Beijos ao som de Cindy Lauper (que fez parte da trilha sonora)

Até

Anja

Vanessa disse...

Também gosto muito deste filme. obrigada por participar do desafio. Por um vacilo que não sei explicar seu blog não constava da lista mas achei sua inscrição datada de 30 de março. Perdoe-me.

Abraço e bom feriado

Cristiane Marino disse...

Oieee!

Nossa já é o segundo blog que cita o filme e não lembro de ter assistido acredita? e parece ser uma maravilha mesmo, agora vou ter que ver talvez assistindo eu lembre de já ter visto ou não vi mesmo rs o que será uma pena! mas, valeu a dica!

Bjokas

Luma disse...

Não assisti ao filme e fiquei meia assim com essa nojeira toda sobre vômito!! Sei, sei, o filme não é somente isso, vou criar coragem para pegar na locadora! (rs*) Beijus

Karlla M. disse...

Muito lindo esse filme. Gostei do texto também. Faz jus ao filme.
Passando para avisar que acabei de postar a indicação do selo Coração de Tinta. Muito obrigada amiga pela indicação e visita também.
Bjs.

Jens disse...

Eu não era um Gonnie, até ler o teu post. Agora sou. Vou correndo pegar na locadora. Teu texto aguçou o meu apetite. Valeu!

Gremista Fanático disse...

Olá guria, pois é sumi, é que estou com pouco tempo pra comentar em todos os blog amigos porque já são muitos, mas sempre que dá dou uma conferida aqui em seus textos.
Pow nem fala esse filme ai marcou e muito minha infancia, muito bom, um dos melhores que já assisti em minha vida, valeu, beijos.
Saudações do Gremista Fanático

Cristiane Marino disse...

Oieee!!!


Tem selinho para vc em meu blog!

bjinhos

digitaqueeuteleio disse...

Nossa, este filme é legal mesmo. Vi nas três "versões": tv, vhs e DVD...rss Mas acho que a graça do filme está, também, em assisti-lo dublado, pois foi como o assisti pela primeira vez.

Atualmente, em termos de filme que aguçam a fantasia infantil, eu escolho "Uma ponte para Terabitia", achei excelente, mesmo com tantos efeitos inseridos na história.

A postagem ficou ótima! Parabéns!