quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Origem do Natal

A história do Natal tem sua origem há pelo menos sete mil anos antes do nascimento de Cristo, com as primeiras civilizações e tem a ver com um acontecimento natural, o solstício de inverno que é a noite mais longa do ano no hemisfério norte. Esta última noite mais longa do ano era celebrada com vários rituais e festividades pelos povos pagãos, mais uma vez, vale explicar aqui que pagão é simplesmente o homem que morava no campo, cuidava da natureza; não tem nada a ver com culto às práticas obscuras: satanismo, demônios etc. Sei que muitas pessoas têm certo receio e ficam com o pé atrás quando ouvem falar sobre cultura pagã, mas nada que uma boa pesquisa e boas leituras não esclareçam. Uma dessas festividades ocorria exatamente no dia 25 de dezembro e era conhecida pelos povos antigos, como os romanos, por Natalis Solis Invicti, ou seja, Nascimento do Sol Invicto, pois a partir dessa data os dias passam a ser mais longos o que simbolicamente representava que a escuridão seria vencida pela chegada da luz e que esta reinaria por mais tempo nas terras frias do hemisfério norte fazendo toda a vida renascer.
Há relatos culturais e históricos que comprovam que todos os povos da antiguidade celebravam esse acontecimento de modo a torná-lo conhecido no mundo todo: babilônicos, egípcios, gregos, romanos, celtas e chineses estão entre esses povos e deles se deve as tradições natalinas modernas. As festividades pagãs envolviam a decoração de árvores com luzes de velas, fogueiras, enfeites com galhos secos, plantas e flores e a troca de presentes. Mesmo depois de serem obrigados a se converterem ao cristianismo, os pagãos transferiram esse costume para a sua nova fé evitando assim a perseguição do Império Romano e da Igreja Católica e mantendo sua cultura viva até os nossos dias.Deixando de lado as tradições culturais e religiosas, creio que o que realmente importa é ter a certeza que o Natal é uma data especial, pois é uma data que representa união, paz e acima de tudo, renovação, renascimento do amor, da paz e da iluminação em nossos corações, em nossos lares e que isso não deve ser perdido ou esquecido jamais.

Desejo à todos independente de suas crenças, filosofia de vida ou religião, um Feliz Natal e Um Ano Novo cheio de Amor, Paz e Luz !

5 comentários:

O Amor disse...

Crazy Angel,...


Venho desejar um Feliz Natal e um 2009 repleto de felicidade, saúde, sucesso, sorte, amor e paz,... pra você e para os seus.


Um beijo na alma!

Anônimo disse...

Olá! Feliz Natal e Feliz Ano Novo com muito amor, paz, saúde, música e poesia.

Beijos no coração.

Anja

Fabio Dj F.A.T. disse...

Oiê....nossas, tem milhares de templates lá que até me perdi.
Coloquei alguns pra ver como ficariam, mas preciso de tempo para alterar como quero.
Obrigado mesmo pela dica!!!

Desejo a você um Ano Novo repleto de alegrias, Paz, Prosperidade e Amor.
Que no próximo ano todos nós conquistemos mais e mais objetivos e desejos.
Tudo de bom para nós.

Beijão Crazy.

Fabio Dj F.A.T. disse...

Não sei se o comentário foi, mas apaga se foi...
Achei seu template novo bem legal.
eu que tô perdido em achar um pra mim...rs

E a imagem que fiz pra você não cabe ali em cima?
Qualquer coisa faço outra se quiser!

Beijão e bom domingo.

Max Coutinho disse...

Oi CrazyAngel!

Que lindo post!! Eu celebrei o Yule (o renascimento do Sol)! Amei o esclarecimento sobre a cultura pagã (há muita falta de compreensão sobre esta matéria)! Eu sou mística, mas há uns anos atrás estudei a cultura pagã (que é linda) e celta.

Obrigada pelos desejos de boas festas :D!

Que 2009 seja um ano fantástico pleno de coisas novas!!

Beijos