terça-feira, 11 de novembro de 2008

Fanzines: Cavaleiros do Zodíaco

Nas últimas décadas o Japão ganhou o título de país que mais produz e ‘consome’ quadrinhos e animações no mundo. Esse meio tornou-se um mercado tão poderoso que acabou por impulsionar produtos e áreas de atividades afins: brinquedos, brindes, papelaria e fanzines são atividades que mais acompanham a produção e venda de quadrinhos e animação em Tókio. Parte do ‘boom’ desse mercado foi devido ao fenômeno Cavaleiros do Zodíaco conhecido no Japão por “Saint Seiya”.
Cavaleiros do Zodíaco apareceu na TV japonesa em 1987 e desde essa época grupos de desenhistas profissionais e amadores que publicam seus trabalhos por seus próprios meios, chamados de ‘fanzineiros’ já existiam, mas em pequeno número, quase sempre ligados à fã-clubes. O sucesso dos CDZ foi tão grande que popularizou o estilo fanzine e uma linguagem chamada “Aniparo”, animações que parodiavam personagens já consagrados. Em certos casos, o trabalho era tão bem realizado que algumas editoras resolveram oficializar esses quadrinhos, já em outros, os fanzines eram ‘pirateados’ e retirados do mercado por difamarem a imagem dos personagens.
No Japão, a editora Fusion Products Inc. acabou por se especializar na oficialização de histórias publicadas em fanzines especialmente dos CDZ; ela publicou diversas coletâneas: “Seiya ni Muchuu”, “Seiya Big Battle”, “Seiya Kiki Ippatsu”, “Seiya Toy Box”, “Seiya Rankiryuu” cheias de ação, bom humor e aventuras e uma publicação de conteúdo erótico voltada ao público adulto, “Seiya Paradise Night”.
Além dessas publicações citadas, existe a revista Aniparo Comics especializada em paródias e quadrinhos bem-humoradas com personagens dos desenhos animados e muitas delas dedicadas ao grande sucesso, Cavaleiros do Zodíaco.

Confira Abaixo: Fanzines de Sumiko Munakata da Aniparo Comics

Fanzine 1
Fanzine 2


Informações baseadas na Revista Heróis do Futuro 02 Editora Press

Um comentário:

Se Liga Jovem disse...

Eu gostava tanto de Cavaleiros do Zodicaco que até gravava alguns episodios heheheh.

Obrigado pela visita no meu blog. Não deixe de acompanhar viu.


Abração, e vou sempre dar uma passadinha aqui.