








Fico muito feliz em participar desta Blogagem Coletiva do Ponderantes e usarei aqui um trabalho pedido pela coordenação pedagógica da escola em que leciono para contribuir com esta iniciativa e para homenagear todos os professores do Brasil, em especial aqueles que fizeram parte da minha longa caminhada do saber. Primeiramente ao meu pai e a minha mãe por me educarem e me apoiarem e depois aos professores que me mais me marcaram positivamente: Leila, Emília, Terezinha, Dercy no Ensino Fundamental; Roseli, Delfina e Adelina já no Ensino Médio; e Maria Laura, Marli, Rosa e Lilían na faculdade. Sem me esquecer aqui da parte esportiva de minha vida e dos professores Domingos, Jânio e Claudemir. Aproveito também para conceder esta pequena homenagem aos alunos, pois sem eles não poderíamos transmitir aquilo que um dia, lá atrás, nos foi transmitido.
O trabalho proposto era ler o texto: "Acorda, educador", que vocês podem conferir no site: Construir Notícias e criar um texto respondendo a questão abaixo:
Dificilmente seremos como Cristo e Buda, mas creio que o educador não recebe o título de mestre à toa, pelo contrário, temos uma bela missão e jovens discípulos para transmitir o conhecimento e para apresentar o mundo. Para tal, entretanto, é necessário ter determinação, muita paciência e boa percepção, pois em nosso meio faz-se necessário conhecer cada um, em sua essência se possível e por sua vez isso só é possível quando há um diálogo aberto, amistoso que transmita segurança aos interessados. O aprendizado é uma tarefa árdua, que exige concentração e um sacrifício diário de todos os envolvidos. Ao mestre cabe a função de orientar, transmitir e fazer com que seus discípulos estejam prontos para percorrer sozinhos a infinita estrada do saber. Aprendi ouvindo, lendo, imaginando, exercitando e cultivando em meu EU um desejo pelo conhecimento, pela cultura, pelo saber; desejo este que era apenas uma semente plantada em minha infância, antes mesmo de conhecer uma escola e que com o passar do tempo e a vida escolar só veio a crescer e fortalecer. Minha experiência como ouvinte, como aprendiz ou como discípula foi e ainda é tão intensa, tão especial e emocionante que meu desejo é de que eu possa plantar sementes assim em nossos jovens discípulos e que tais sementes sejam fortes e deem frutos no futuros. Focar o centro significa atingir positivamente nossos jovens alunos, estimulando seu aprendizado, transformando cada aula em uma nova e emocionante descoberta, ou seja, é preciso alimentar, cultivar a semente que hoje já existe dentro de cada um, e isso só é possível se todos praticarmos; fazendo do hábito de ensinar/estudar, um momento de relaxamento, questionamento, reflexão e acima de tudo de conhecimento do micro e do macro universo; de seu EU e de tudo que o cerca.
Feliz Dia dos Professores aos professores do Brasil !!!
Composição por mim escrita para a reunião pedagógica - CrazyAnge£